Saiba como tudo começou e os principais detalhes de cada game da série GTA
Nenhum jogo é tão popular quanto o GTA: V, do PS3. O conteúdo adulto, a excelente jogabilidade e as centenas de coisas para se fazer em GTA V tornou o título incomparável. Mas tudo isto não apareceu de um dia para o outro. Há dezesseis anos, a DMA Design (a atual Rockstar), lançou um game desconhecido chamado
Grand Theft Auto, que em português significa "
Grande Ladrão de Carros", batizado mais tarde pelas iniciais
GTA.
Como trouxe missões politicamente incorretas, como roubar carros, matar pessoas e fugir da polícia, o titulo chamou a atenção dos gamers e se popularizou rapidamente. O detalhe é que a versão do PC foi proibida no Brasil e isso esquentou ainda mais as vendas do game. Confira mais detalhes sobre o primeiro GTA e demais episódios:
GTA
1° lançamento: 1997 (PS1 e PC)
Plataformas: PS1, PC e GBC.
O primeiro game é em 2D, com gráficos simples e pequena variedade de veículos e pedestres.
O jogador controla um ladrão de carros sem nome que deve sobreviver ajudando mafiosos e cometendo diversos crimes.
GTA 2
1° lançamento: 1999 (PS1 e PC)
Plataformas: PS1. PC, DC e GBC.
O segundo GTA chegou com algumas novidades: melhores gráficos, mais armas, veículos inéditos e três máfias diferentes para interagir ao mesmo tempo, cada uma com um status independente. O game saiu para quatro plataformas diferentes.
GTA: London, 1969
1° lançamento: 1999 (PS1 e PC)
Plataformas: PS1, PC.
A versão London, 1969 é uma adaptação do GTA 2. O palco do game é a Londres de 1969.
Todos os veículos que circulam nas ruas são da década de 60.
Dá até para barbarizar perto do Big Ben.
GTA 3
1° lançamento: 2001 (PC)
Plataformas: PS2, PC, Xbox.
O primeiro game da série a contar com gráficos 3D. O jogo trouxe histórias mais detalhadas, 52 veículos e missões bem mais polêmicas,que envolvem garotas de programa e policias corruptos. O ponto fraco é a ausência das motocicletas.
GTA: Vice City
1° lançamento: 2002 (PS2)
Plataformas: PS2, PC, Xbox.
Os produtores aproveitarão os pontos fortes do GTA 3 e acrescentaram outros que estavam faltando , como a opção de criar a própria máfia, mais veículos (inclusive motos), missões bônus e um protagonista com um nome (Tommy Vercetti).
GTA: San Andreas
1° lançamento: 2004 (PS2)
Plataforma: PS2
Versão exclusiva do PS2. A Rockstar quadruplicou o jogo anterior colocando o dobro de veículos, a gigantesca San Andreas, mais liberdade e as novas opções para o protagonista CJ, como academias, exportes, lanchonetes e até baladas.